Biografia dos Grupos

Banda Jovem

Com a evolução dos alunos da iniciação musical, foi criada em 2003, a Banda Jovem, com o objetivo de oferecer a prática sinfônica às crianças. Sob a Coordenação do Prof. Herick Santana, a banda jovem tem revelado novos talentos musicais que, no momento adequado, passam a integrar a Banda Sinfônica da SFNSC.

Banda Infanto-Juvenil

Criada em 2014, sob a coordenação do Professor Wagner Bispo, a Banda Infanto-Juvenil é composta por crianças pré-adolescentes iniciantes no estudo de instrumentos de sopros e percussão. Com o intuito de desenvolver a prática de conjunto e o ensino coletivo de música desde o início da aprendizagem musical, a Banda Infando-Juvenil é a base do programa de Bandas Sinfônicas da SFNSC.

Banda Sinfônica

Este grupo musical é o mais antigo da instituição por ser o desdobramento direto da Orquestra Sacra (1745). Em 2005, passa para condição de Banda Sinfônica por contar no seu conjunto instrumentos sinfônicos, a exemplo de: trompa, fagote, oboé e, posteriormente, instrumentos da percussão sinfônica. A Banda Sinfônica da SFNSC tem como diretor artístico o Mº Valtenio Alves de Souza e é formada por 40 integrantes.

Orquestra Experimental

O. Experimental

O termo "Orquestra Experimental" foi aplicado a esse grupo porque, nesse estágio de desenvolvimento musical, a criança pode experimentar diferentes instrumentos (após completar a iniciação musical em cada um deles) e, em comum acordo com o professor, escolher o que ela mais se adaptar e gostar. Sob a coordenação do Prof. Simão Pedro, as atividades são realizadas de forma lúdica e descontraída, mas, sem perder a seriedade necessária ao estudo da música.

Orquestra Preparatória

O. Preparatória

O sucesso dos concertos sinfônicos e do ensino de música, desenvolvidos pela SFNSC, conduziu à criação da Orquestra Preparatória, em fevereiro de 2007. Sob a coordenação do Prof. Clodoaldo Nunes, esse grupo musical surgiu para suprir a demanda dos alunos pré-adolescentes acerca da prática orquestral, e tem despertado intensamente o interesse dos participantes pelo estudo da música.

Orquestra Sinfônica

O. Sinfônica

Criada em 2005, a Orquestra Sinfônica de Itabaiana (OSI) é formada por alunos e professores da Sociedade Filarmônica NSC, contando com 60 integrantes. Tendo como Diretor Artístico e Maestro o Prof. Dr. Angelo Rafael Fonseca, a OSI tem interpretado obras dos grandes mestres da música sinfônica, do período barroco até o século XX, bem como obras de compositores brasileiros dos gêneros "erudito" e "popular", para o fomento da cultura nacional.

Flauta Doce

Formado por crianças entre 7 e 10 anos, o Grupo de Flauta Doce é hoje o mais difundido meio de musicalização infantil desenvolvido pela SFNSC, tendo como coordenador e professor Simão Pedro, esse grande conjunto musical tem despertado a paixão pela música nos seus integrantes e emocionado o público com suas apresentações.

Quarteto de Saxofones

Q. Saxofone

Fundado em janeiro de 2011, o grupo é formado por Professores e alunos da SFNSC, entre eles Wagner Bispo, Alysson Vasco e Luan Lima.

Quinteto de Cordas

Q. Cordas

Criado em 2012, o grupo está sob a orientação do Mº Angelo Rafael, é formado pelos alunos/monitores: Barbeny de Jesus; Caroline Santos; Diego Barros; Suellen Maria e Eder Rodrigo.

Quinteto de Metais

Q. Metais

Formado em março de 2009, o grupo passou por algumas formações e hoje é formado por Bruno Oliveira, Ayslan Paixão, Fred Oliveira, Iane Nascimento e Luan Sobral.

Percussão

O Grupo de Percussão se originou em 2009, com o objetivo de desenvolver um repertório específico para esse rico e variado naipe de instrumentos. Sob a coordenação do Prof. Wenderson Mendonça, os alunos aprendem o valor da música de câmara, com um repertório de música contemporânea brasileira, realizando apresentações em datas que fazem parte do calendário de apresentações da SFNSC.

Violão

O Grupo de Violões foi fundado em março de 2014, inicialmente com uma classe de quatro alunos. Hoje, o grupo possui mais de 30 integrantes e tem se mostrado como uma poderosa ferramenta de musicalização para a cidade de Itabaiana. A Coordenação desse grupo está sob os cuidados do professor Laedson Souza.