top of page
  • Foto do escritorMarcos Lima

Nota Oficial da SFNSC !


Em 2015, recebemos da Ethos Incorporadora um presente que representava não apenas um gesto de generosidade, mas um sonho para a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição: um terreno destinado à construção de um espaço de atividades que enriqueceria ainda mais nosso trabalho. Desde então, apesar das dificuldades em angariar recursos para a obra, nunca ficamos de braços cruzados, buscando incansavelmente meios de tornar esse sonho uma realidade.


Nesse ínterim, alimentávamos o projeto ambicioso de construir um teatro, concebido pela criatividade do arquiteto Zilton Cavalcanti. Após várias tentativas, esbarramos na realidade: os recursos necessários eram além do que conseguíamos captar, devido ao alto valor da empreitada. Entretanto, revigorados pela ideia de um anfiteatro, nosso sonho ganhou novo fôlego. Este projeto se apresentou como uma alternativa moderna, sustentável e encantadora, prometendo transformar-se no mais novo cartão postal de Itabaiana, ajustando-se às nossas possibilidades financeiras e à nossa visão de futuro.


No entanto, nossa jornada enfrentou um novo desafio. No dia 1º de dezembro de 2023, fomos surpreendidos com uma notificação extrajudicial entregue pela advogada da Ethos. Essa notificação questionava nossos esforços para cumprir o encargo do contrato de doação - um contrato que, vale destacar, não especificava prazos para a construção. Respondemos prontamente, reafirmando nosso compromisso e esclarecendo nossos planos.


Em meio aos nossos esforços, uma luz no fim do túnel: o anúncio de recursos garantidos pelo governador, com apoio do deputado Luciano Bispo, pareciam finalmente viabilizar nosso projeto. No entanto, mesmo diante dessa boa nova, em 8 de março de 2024, a Ethos decidiu levar a questão à justiça, buscando reaver o terreno.


É importante ressaltar que a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição é uma instituição de profundo valor social. Oferecemos aulas de música gratuitas para crianças e jovens carentes, desempenhando um papel crucial na comunidade, longe de qualquer viés político. Somos apartidários porque nosso único lado é o da música e da inclusão social.


Diante desses fatos, nosso apelo é simples: reconheçam o valor do que estamos construindo. O terreno, doado com a intenção de ser a base para um anfiteatro, carrega os sonhos e o futuro de nossa instituição e de todos os que dela fazem parte. A tentativa da Ethos de reaver o terreno ignora não apenas o espírito da doação original, mas também o impacto positivo que nossa filarmônica tem na vida de tantas pessoas.


Estamos gratos à Ethos pela doação inicial e entendemos que ações judiciais fazem parte do processo legal. No entanto, não podemos desistir do que já se tornou o centro de nossos sonhos e esforços diários: construir o Anfiteatro da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição.


Pedimos a compreensão e o apoio de todos para que, juntos, possamos superar esse desafio e continuar a fazer a diferença na vida de muitas crianças e jovens através da música. Não é apenas um terreno em disputa, mas o futuro de uma instituição que se dedica a espalhar cultura, educação e esperança.


[Nota Oficial da Diretoria da Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição]



15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page